Algumas coisas que você precisa saber sobre os judeus

Algumas coisas que você precisa saber sobre os judeus

Muitas pessoas acham que as judias não podem usar maquiagem

Para quem não sabe um judeu é um membro do grupo étnico e religioso originando nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente.

Pensando nisso, listamos algumas coisas que você precisa saber sobre os judeus.

1. Judias podem usar maquiagem

Muitas pessoas acham que as judias não podem usar maquiagem, mas isso dependendo da comunidade, algumas podemos ver tons mais neutros ou mais fortes de maquiagem. O tom da maquiagem não tem muito a ver com o grupo religioso, tem a ver com a comunidade.

2. Como assim os judeus mataram Cristo?

Essa é uma das tradicionais acusações que integram o breviário do antissemismo cristão e popular. A verdade, é que o mito serviu, inicialmente, aos propósitos dos pioneiros do Cristianismo.

3. Rituais e símbolos judaicos

Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um sacerdote conhecido por rabino. O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços. Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos (aos 8 dias de vida) e o Bar Mitzvah, que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas (aos 12 anos de idade).

4. As judias raspam a cabeça quando casam?

Isso depende do grupo judaico ao qual ela pertence. Alguns grupos provenientes da Europa mantem esse costume de que a mulher raspe os cabelos da cabeça quando se casa e daí passa a usar uma cobertura para a cabeça, seja peruca ou tichel. No entanto, essa prática está sendo questionada mais e mais por mulheres que pertencem a tais grupos judaicos e algumas se recusam a manter a tradição.

5. Quais os livros sagrados dos judeus?

A Torá ou Pentateuco de acordo com os judeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Torá: Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio. O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.

6. Copo em pedaços

Um dos símbolos mais marcantes em uma celebração de casamento judaico é a quebra do copo pelo noivo, em que todos convidados gritam Mazel Tov (que significa sorte). O noivo quebra esse copo que é colocado no chão para recordar a destruição do antigo Templo de Jerusalém, além de proporcionar ao casal sua identidade de povo judeu.

7. A cerimônia de casamento

O casamento judaico, normalmente, é conduzido pelo rabino e pelo razan, mas diferente do casamento católico, qualquer judeu sábio, ou seja, os homens mais velhos e com mais experiência na comunidade, podem celebrar um casamento.

Fonte: Fatos Desconhecidos