Alunos saem da escola sem aprender matemática

Maioria dos alunos sai do ensino médio sem aprender matemática

O movimento Todos Pela Educação. divulgou um relatório De Olho nas Metas que avalia O nível de proficiência em matemática nas escolas do Brasil. Roraima, Maranhão e Amazonas tiveram o pior resultado após medição do Sistema de Avalição da Educação Básica, do Ministério da Educação.


Image title

O resultado também é baixo na média nacional: 9,3% dos que concluem o ensino médio absorveram o essencial da disciplina. Os estudantes do Distrito Federal tiveram o melhor desempenho com 17% deles demonstrando proficiência na matéria.

Nem mesmo os estados com melhor resultado atingiram a meta proposta pelo Todos pela Educação de 28,3% dos estudantes com domínio do conteúdo de matemática. “A cada vinte crianças que ingressam no ensino fundamental, apenas uma está saindo com a aprendizagem adequada em matemática”, enfatiza a coordenadora geral da pesquisa, Alejandra Velasco.

Em português, os resultados foram um pouco melhores, porém também abaixo das metas.  Para contornar a situação, Alejandra defende uma atenção específica ao ensino médio. “Só corrigindo o percurso todo é que se corrigirá essa estatística. Isso é o produto de toda a escolaridade desse aluno. Então, a gente precisa falar e ter soluções específicas para os anos finais do ensino fundamental, que é uma etapa esquecida das políticas públicas”, ressaltou.


Fonte: Com informações do OPovo