Andarilho encontra uma antiga espada Viking de 1,2 mil anos

O artefato foi achado escondida sob uma pedra


Image title

Após fazer uma intensa caminhada, o andarilho Goran Olsen descansava nos arredores da aldeia de montanha Haukeli, na Noruega e encontrou uma antiga espada Viking de aproximandamente 1,265 anos, escondida sob uma pedra.

A informação é do site Mother Nature Network, baseada em uma declaração do Conselho de Hordaland, condado próximo ao local onde o objeto foi encontrado no último mês de outubro.

A idade aproximada da espada foi constatada por arqueólogos que também analisaram as condições e se surpreenderam com o ótimo estado em que o artefato se encontra, apesar de ter ficado um longo tempo em exposição ao ar livre.

A espada que tem 77 centímetros é confeccionada inteiramente de ferro e está praticamente inteira com apenas algumas ferrugens e o punho perdido. A relíquia foi levada para o Museu Universitário de Berga, em Hordaland, para ser melhor estudada.

De acordo com um dos curadores do local, Per Morten Ekerhovd, é muito raro encontrar algo remanescente da Era Viking tão bem conservado. “Ela poderia ser usada hoje, se os gumes fossem afiados”, declarou em entrevista à CNN.

A explicação para tal situação se dá em função do clima do local onde a espada foi encontrada. Na montanha em que ela estava, todos os arredores estão cobertos de neve e permanecem assim durante pelo menos seis meses por ano. Durante o verão, a região enfrenta condições de muito baixa umidade. Por isso, o objeto sobreviveu muito bem a mais de um milênio sem grandes deteriorações.

Fonte: Mega Curioso