Após realizarem pesquisa, especialistas afirmam que não faz mal dormir de sutiã

Após realizarem pesquisa, especialistas afirmam que não faz mal dormir de sutiã

Faz mal dormir com sutiã? Pesquisas e especialistas dizem que não

Se você é mulher e já se perguntou se 'faz mal dormir de sutiã?', saiba que a resposta é não. É bem provável que você tenha lido ou escutado por aí que dormir de sutiã causa câncer de mama ou que causa flacidez nos seios, por supostamente enfraquecer o tecido mamário. Mas além do fato de que talvez não seja muito confortável dormir de sutiã, não existem provas de que dormir de sutiã seja prejudicial à saúde.

A Dra. Amber Guth, M.D., professora adjunta de cirurgia e diretora do Curso Multidisciplinar de Cirurgia de Câncer de Mama do hospital Langone Medical Center da New York University, afirmou em entrevista ao HuffPost Style, “certamente não há provas de que dormir de sutiã faça bem ou mal à saúde”.

O boato sobre o câncer começou em 1995 com o livro Dressed to Kill (Vestida Para Matar), que afirmava que o uso diário de sutiãs apertados aumentava o risco do câncer de mama por restringir o funcionamento do sistema linfático, prendendo as “toxinas” dentro do corpo, segundo reportagem da revista Shape. Mas não há nenhuma base científica para essa afirmação.

Em geral, o uso do sutiã não parece ter nenhum efeito sobre o risco de desenvolver o câncer de mama. Um estudo recente de controle de casos publicado na revista de medicina Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention não encontrou nenhuma relação entre o risco do câncer de mama e o uso do sutiã em mulheres na menopausa.

“O risco era similar independente de quantas horas por dia a mulher usasse o sutiã, se era um sutiã de bojo com sustentação de ferro ou a idade em que começou a usar sutiã”, segundo um comunicado oficial emitido por LuChen, MPH, pesquisadora que trabalha na Divisão de Ciência da Saúde Pública do Fred Hutchinson Cancer Research Center.

Por outro lado, também não parece existir qualquer grande benefício em dormir de sutiã – isso não ajudará a manter os seios empinadinhos, segundo reportagem do HuffPost Women. Na verdade, os maiores vilões que provocam a flacidez dos seios são a idade, a gravidade, a gravidez e a amamentação.

No entanto, mulheres com seios grandes (digamos tamanho 48 ou maior) talvez prefiram usar sutiã à noite para ter mais sustentação.

Se você prefere dormir de sutiã, talvez seja melhor escolher um que seja mais macio, sem ferrinho. É bom lembrar, como faz o site de saúde para adolescentes Nemours Teen Health, que usar um sutiã apertado demais (ou um sutiã que deixa marcas na pele) pode irritar a pele dos seios ou atrapalhar o seu sono.

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook

Fonte: HuffPost Style