Beber água com açúcar ajuda a acalmar os nervos?

Beber água com açúcar ajuda a acalmar os nervos?

De acordo com a ciência, não existe qualquer tipo de comprovação

Você já deve ter levado um baita susto, e para te acalmar, te deram um copo com água e açúcar para você beber. Mas essa mistura funciona mesmo? De acordo com a ciência, não existe qualquer tipo de comprovação de que beber água com açúcar tenha algum efeito calmante ou sedativo.

Ainda de acordo com os médicos, a água com açúcar pode acabar prejudicando a pessoa, pois quando estamos nesse estado, nosso corpo está cheio de adrenalina, e o açúcar gera energia, deixando o corpo ainda mais estimulado.

Mas você já deve ter percebido que mesmo com a explicação da ciência, em alguns momentos, a água com açúcar serviu para te deixar mais calmo. Para isso, existem duas explicações.

A primeira é que alguns especialistas contam que a água com açúcar pode acalmar quando é ingerida em um momento em que a glicose do organismo está em baixa, ou quando estamos com fome, por exemplo. Dessa forma, o corpo fica com a impressão de estar saciado com o excesso de açúcar e acaba sedando a pessoa.

A segunda explicação é que a água com açúcar possa conter um efeito placebo no organismo, estimulado pela emoção. Isso acontece porque na maioria das vezes, a pessoa que prepara e nos entrega esse copo de água com açúcar é alguém que amamos e que nos transmite confiança, como a mãe, o pai, os avós ou algum outro adulto. Nesse caso, o que acalma é o aconchego e a sensação de amparo.

Fonte: Segredos do Mundo