Bebês podem passar mais de 9 messes na barriga da mãe?

Bebês podem passar mais de 9 messes na barriga da mãe?

Depois disso, o aconselhável é redobrar os cuidados

Quando as mulheres engravidam, o ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que a mulher tenha o filho 40 semanas após a o primeiro dia da última menstruarão. Poucos sabem, mas o bebê que nasce de 37 semanas é considerado prematuro, após a 42º semana, pós-termo.

Médicos contam que passando das 40 semanas, o aconselhável é redobrar os cuidados. Nesse tempo, a placenta e a troca de oxigênio e nutrientes entre mãe e filho piora, podendo até causar a morte do bebê.

Para esse problema ser evitado, os especialistas recomendam que a gestante deve ser submetida a exames como cardiotocografia e ultrassom a cada três dias, que vão avaliar o feto e o líquido amniótico. Ainda de acordo com os especialistas, o ideal é que o bebê nasça depois da semana 38, mas pode nascer antes.

O ideal é não passar das 40 semanas prevista, porque quanto mais a gestação se estende, mas difícil é obter resultados claros que assegurem a saúde do bebê.

Existe a vantagem em esperar, pois aumenta as chances de entrar em parto normal, o que envolve menos problemas do que fazer um parto normal induzido ou uma cesárea. Mas depois do tempo certo, quanto mais a gestação se estender, mais difícil será obter os resultados claros que assegurem a saúde do bebê.

Fonte: Fatos Desconhecidos