Brasil tem cerca de 90 mil crianças de 10 a 14 anos casadas

Os números são de impressioar.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Promundo, uma ONG que estuda questões de gêneros desde 1997, afirmou que no Brasil cerca de 90 mil crianças de 10 a 14 anos são casadas. A pesquisa intitulada ‘Ela vai no meu barco’ conseguiu verificar que o número de adolescentes que se casam nessa idade após engravidarem de seus namorados não é tão raro no país.

De acordo com estudos do Censo 2010, pelo menos 88 mil meninos e meninas entre 10 e 14 anos estava, casados em todo o Brasil, já na idade de 15 a 17 anos o número sobe para 567 mil.

A partir dos dados obtidos pelo Censo, os pesquisadores se deslocaram até os estados do Pará e Maranhão onde os números de crianças casadas foram maiores. Nos locais foram entrevistadas 60 pessoas, garotas de 12 a 18 anos e seus maridos (todos com mais de 20 anos). A pesquisa descobriu ainda que os seus maridos são sempre nove anos mais velhos.

Image title


Engana-se quem pensa que os casamentos infanto-juvenis no Brasil são iguais os da África ou Índia, onde possui todo um ritual de uma jovem prometida para o marido antes mesmo de nascer e é feita uma comemoração para a entrega. O que ocorre no país é a falta de informação e a pobreza.

Normalmente o casamento de jovens são informais e considerados consensuais, ou seja, de livre e expontânea vontade.


Fonte: Com informações do R7