Cérebro pode ficar consciente após coração parar de bater

Cérebro pode ficar consciente após coração parar de bater

O estudo foi realizado com mais de 2 mil pessoas

Uma pesquisa recente feita por cientistas britânicos mostrou que o pensamento humano realmente continua a existir, mesmo depois de o coração parar de bater.

O estudo realizado com mais de 2 mil pessoas, concluiu que os pensamentos humanos ficam até três minutos após os fins das atividades cardíacas. Antes acreditava que esse tempo era de apenas 30 segundos.

Segundo o médico Sam Parnia, a morte não é um momento específico, mas um processo potencialmente reversível que ocorre após qualquer doença grave ou acidente que faz com que coração, pulmões e cérebro parem de funcionar.

A confirmação veio após os cientistas entrevistarem 2.060 pessoas, que sobreviveram as paradas cardíacas. Desses, 40% afirmaram que se lembraram de coisas mesmo quando foram considerados clinicamente mortos.

Para Parnia, isso pode evidenciar que as pessoas têm atividades cerebrais mesmo quando o coração não está mais funcionando, e que aquelas que são reanimadas podem se esquecer desses momentos, por isso nem sempre falam sobre eles.

Fonte: Você Sabia