Cientistas estão criando vacina para parar de fumar

Cientistas estão criando vacina para parar de fumar

Que tal criarem uma vacina para fazer parar de fumar?

Que tal criarem uma vacina para fazer parar de fumar? Essa realidade não está tão distante quanto pensamos. Um estudo testa a possibilidade de um medicamento que retarde a absorção da nicotina pelo cérebro.

Cerca de 80% dos que tentam livrar do fumo acabam fracassando já no primeiro mês de abstinência e apenas míseros 3% permanecem abstinentes depois de um ano. Isso tudo devido a nicotina, substância que causa dependência e tem rápida absorção pelo corpo.

Mas, pesquisadores do Instituto Scripps, na Califórnia, revelaram o a criação de uma vacina para diminuir o efeito da nicotina no cérebro. O medicamento aumenta o número de anticorpos que se ligam a moléculas de nicotina, atrasando os efeitos da mesma.

A questão é que o produto contém muitos efeitos colaterais, ou seja, ainda não pode ser aplicado, pois a solução de um problema não deve gerar outro.

O estudo ainda provou que na fase de testes a vacina apresentou falhas. Mas os cientistas informaram que conseguiram sintetizar uma concentração suficientemente elevada de anticorpos que é capaz de conter a distribuição de nicotina para o cérebro. Esse desenvolvimento é considerado um grande avanço.

Fonte: Você Sabia