Citar frases filosóficas gera baixa inteligência, aponta pesquisa

Eles disseram que as pessoas não sabem o que estão compartilhando.

As redes sociais estão dominando cada vez mais a internet nos últimos tempos. Muitas pessoas enxergam nesses locais a possibilidade de divulgar tudo que está acontecendo na sua vida, outras aproveitam o espaço para postar frases filosóficas com reflexões profundas que na maioria das vezes, não conhecem o autor.

Os pesquisadores resolveram acompanhar e descobrir o que existe por trás desse comportamento que faz com que as pessoas encontrem sentido nessas frases

Um estudo realizado por esse grupo de cientistas mostrou que quem acredita ou compartilha frases aparentemente profundas não são muitos inteligentes no quesito verbal e costuma acreditar em conspirações e métodos não comprovados medicinalmente de tratamento de saúde.

Image title

Para descobrir por que as pessoas gostam tanto desse tipo de sentença, o doutorando Gordon Pennycook e outros cientistas da Universidade de Waterloo, no Canadá, resolveram “empiricamente investigar a baboseira”.  Eles criaram frases sem sentido com a ajuda de um programa que gera palavras aleatoriamente.

Depois de chegar às novas citações profundas sem sentido algum, pediram para que 280 universitários avaliassem as frases em uma escala de 1 (nada profunda) a 5 (muito profunda). Em média, as citações bizarras receberam nota 2,6 – um valor alto para frases sem qualquer sentido.

O pior é que esse 2,6 é o valor resultante da média das avaliações – 27% dos participantes deram notas acima de 3. Segundo Pennycook, isso indica que a maioria dos voluntários simplesmente não entendeu que as frases eram sem sentido e, por isso, acabaram gostando delas.


Fonte: Com informações do Mega Curioso