Coisas que podem ou não acontecer se você não for ao banheiro

Coisas que podem ou não acontecer se você não for ao banheiro

Prisão de ventre não é coisa de família

Você costuma ficar muito tempo sem ir ao banheiro? Se sua resposta for sim, listamos alguns mitos que as pessoas falam sobre o que acontece se você ficar sem ir ao banheiro. Confira:

1. Prisão de ventre é coisa de família

Mentira. A Ciência não descobriu nenhuma ligação genética para a prisão de ventre. O que conta muito, nesse caso, são os hábitos alimentares e de vida, que as pessoas de uma mesma casa costumam compartilhar.

2. Intestino preguiçoso é o grande culpado

É bem por aí mesmo. Quando os movimentos do intestino, chamados de peristálticos, são lentos demais, a água que a pessoa consome acaba sendo absorvida mais facilmente e isso resseca as fezes. Endurecidas, elas dão início ao que conhecemos como intestino preso.

3. Bebidas e café complicam o problema

Infelizmente é verdade. Embora sejam líquidos, essas duas bebidas não ajudam na hidratação. Na realidade, elas fazem o corpo perder água.

4. “Segurar” só complica

Quando você não vai ao banheiro quando precisa os movimentos do seu intestino ficam mais lentos. Logo, vá ao banheiro sempre que o corpo pedir, mesmo que não esteja em casa.

5. Grávidas normalmente sofrem com o problema

Pelo menos 40% das mulheres grávidas costumam ficar sem ir ao banheiro por dia, também devido às alterações hormonais do organismo.

6. Idosos também são vítimas fáceis

Isso acontece porque, à medida que envelhecemos, nosso metabolismo deixa de funcionar com a mesma eficiência. Isso, obviamente, afeta o intestino, especialmente o grosso; e o tono muscular.

7. Maçã e goiaba prendem o intestino

Mais ou menos. A casca ajuda a soltar o intestino, enquanto as polpas dessas frutas fazem o efeito contrário.

8. Viagens atrapalham

Se for uma pessoa que não consegue ir ao banheiro fora de casa, viajar pode piorar a situação, pelo mesmo motivo que ignorar o “chamado da natureza” prejudica ainda mais o bom funcionamento de seu intestino.

Fonte: Segredos do Mundo