Como é e o que faz uma pessoa tóxica?

Saiba como se livrar de pessoas tóxicas da sua vida

Você a considera sua amiga, ela faz parte de sua família ou seu turno coincide todos os dias com o dessa pessoa no trabalho, mas ela faz você se sentir mal e, depois de passar algum tempo juntas, você se sente exausta e sem energia. Cuidado, você pode estar enfrentando uma pessoa "tóxica”. Veja alguns sinais para a reconhecê-la.

Como reconhecer um amigo tóxico?

1. Tende a ser psicopata
As pessoas tóxicas têm um alto poder de adaptação a diferentes situações e são caracterizadas por nenhum remorso para infligir crueldade.

2. Neurótico
Perfeccionista, conflitiva, agressiva, inibida, inteligente, extremista, egoísta, infantil e excessivamente competitiva. Conhece alguém assim? Viver com a neurose significa viver com a insatisfação constante.

3. Orgulhoso
São pessoas invejosas, mas ao mesmo tempo tão vaidosas e narcisistas que sentem que tudo o que fazem é perfeito. Orgulho na medida certa não é ruim. O problema vem quando é desmesurado porque tende a criar conflito com o entorno.

4. Queixa-se constantemente
A denúncia é uma reivindicação decorrente da rejeição do entorno. A queixa permanente faz com que se espere que o outro conserte tudo em sua vida, gera dependência e frustração.

Como lidar com pessoas tóxicas?

Se essa pessoa é do seu convívio ou família, em primeiro lugar, tire algum tempo para si mesma. Avalie que tipo de postura quer assumir e tente não tocar no assunto de sua "toxicidade" como se fossem "golpes baixos”, e evite conflitos e confrontos: para essas pessoas é, muitas vezes, melhor apenas estar submerso em uma discussão pantanosa onde não há aparente lugar para a solução.

Não apenas ouça essas pessoas, caso sejam do seu convívio, mas as observe e confie na sua intuição. A intuição é formada por um conjunto de experiências pessoais que nos fazem antecipar as consequências de algumas relações. E sempre tenha em mente que cada um é responsável por sua vida. Assumir a responsabilidade pelas ruínas da vida dos outros é um fardo pesado que não lhe cabe. Acima de todos os relacionamentos saudáveis que deseja, você deve sentir liberdade e respeito.


Image title

Fonte: bolsademulher