Como escolher um alimento saudável

Veja como escolher um alimento

Alimentar-se de forma saudável significa escolher alimentos que melhorem sua qualidade de vida e que não tragam malefícios para a sua saúde. Alimentar-se bem não influencia apenas no aspecto físico do seu corpo, as substâncias que ingerimos agem diretamente sobre nosso cérebro, influenciando nosso humor e até mesmo nossa libido.

Uma dieta balanceada aliada à prática regular de exercícios é o segredo para manter uma vida saudável, livre de doenças e mais feliz. 

Evite o consumo de doces, farinha branca, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Fuja dos alimentos industrializados. Dê preferência a alimentos frescos, frutas, legumes e verduras.

Uma boa dica é prestar atenção nas cores do seu prato. Quanto maior a diversidade, mais colorido seu prato deve ficar, cores escuras como verde e roxo normalmente estão presentes em alimentos ricos em ferro. Se a cor for homogênea, puxada para o vermelho ou marrom, procure dar uma reforçada na salada, use folhas variadas, tomates, pimentões e frutas para dar uma incrementada.

Muitos nutricionistas não aconselham dietas restritivas, ou seja, dietas onde um grupo alimentar inteiro é banido. Segundo eles, todos os grupos alimentares são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, o segredo está em dosar a quantidade e manter o equilíbrio. 

Outra boa dica é substituir o pão francês pelo pão integral. Os pães integrais apresentam maiores teores de nutrientes e vitaminas, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino, evitando os gases e a prisão de ventre.

Muitas vezes parece difícil manter uma alimentação saudável, mas é somente uma questão de hábito. Quando os benefícios forem vistos e sentidos você não vai voltar atrás.


Image title

Fonte: sitedecuriosidades