Confira 15 alimentos que podem lhe ajudar a ter qualidade no sono

A busca pela boa saúde pede descanso de qualidade.

Atualmente, a busca pela saúde e qualidade de vida tem levado muitas pessoas a fazerem dietas. Junto com saúde e corpo definido, o descanso é fatos importantíssimo. Mas para descansar bem, é preciso ingerir alguns alimentos que estimulem nosso corpo a descansar bem. Listamos 15 alimentos que podem ajudar a dormir melhor e devem ser ingeridos horas antes de se deitar.

1. Mel.

Adicione um fiozinho de mel ao seu leite ou chá algumas horas antes de se deitar. A pequena quantidade de glicose reduzirá os níveis de orexina, um neurotransmissor que aumenta o seu nível de alerta.

2. Grãos integrais.

Se você está se sentindo um pouco inquieto antes de deitar, coma um pedaço de pão ou torrada integral. Os grãos integrais incentivam a produção de insulina, o que ajuda as vias neurais a obter triptofano - um aminoácido que funciona como um sedativo para o cérebro.

3. Bananas.

A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

4. Feijão.

Vitaminas do complexo B têm sido muito utilizadas para tratar a insônia e ajudar a aliviar o stress e a ansiedade. Se você está procurando um complexo natural de vitamina B, tente feijão – ele contém um bom punhado de diferentes vitaminas do complexo B, como B6, niacina e ácido fólico.

5. Laticínios.

É verdade que o copo de leite quente a sua mãe lhe deu quando você era criança o ajudou a dormir melhor. Laticínios são uma fonte natural de sono – induzindo triptofano – e o teor de cálcio de produtos lácteos tem um efeito impulsionador positivo nos aminoácidos.

6. Nozes.

Um punhado do fruto é um ótimo lanche antes de dormir. Ele ajuda a aumentar os níveis de serotonina no cérebro e são uma excelente fonte de magnésio e triptofano. Nozes, sementes de linhaça, sementes de abóbora, e sementes de girassol contém os mais altos níveis do sedativo natural.

7. Aveia.

A aveia é uma fonte natural de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono. Se você precisa de um lanche antes de dormir, coma uma pequena tigela de mingau de aveia ou um biscoito de aveia.

8. Aves.

Não é apenas o peru que contém triptofano; mas todas as aves. Antes de deita, se estiver com fome, inclua um pedaço de frango ou peru fatiado em seu sanduíche de pão integral. Ambos são grandes alimentos do bom sono!

9. Grão-de-bico.

Além de ajudar a comer menos, eles também são ricos em vitamina B6, que desempenha um papel importante na produção de serotonina - hormônio da felicidade que aumenta a sua saúde mental e ajuda a ficar tranquila.

10. Iogurte.

Uma pequena tigela de iogurte com alguns de seus ingredientes favoritos adicionados pode ser o que você precisa para adormecer. Isso porque o iogurte contém cálcio, que é necessário para o processamento de hormônios indutores do sono, triptofano e melatonina.

11. Suco de cereja.

A fruta é rica em melatonina, e um estudo recente revelou que beber suco de cereja regularmente ou comer cerejas pode ajudar a regular os seus ciclos de sono.

12. Folhas verdes.

As hortaliças, além de saudáveis, contêm altos níveis de cálcio, importantes para a produção do hormônios do sono.

13. Chá de camomila.

A erva tem efeito calmante. Beber uma xícara de chá sem cafeína antes de dormir pode ser a rotina que você precisa para cair no sono.

14. Uva.

Um estudo comprou que a fruta contem alto nível de melatonina. Apesar do estudo ter testado a fruta, os pesquisadores dizem que é possível que a substância seja encontrada no vinho. Mas tome cuidado: O álcool pode atrapalhar o sono de longa duração.

15. Ovo.

Boa fonte de triptofano, também é um aliado das noites tranquilas. Se você servir com uma xícara de chá ou com pão integral, melhor ainda. Será seu companheiro favorito de indução ao sono.

Suco de Cereja (Crédito: Divulgação)
Suco de Cereja (Crédito: Divulgação)


Fonte: Com informações do Brasil Post