Confira 7 dicas infalíveis para manter o seu cachorro confortável no verão

Confira 7 dicas infalíveis para manter o seu cachorro confortável no verão

Algumas dicas simples ajudam a manter o seu pet confortável nos dias mais quentes

Falta pouco para a chegada do verão e, além de mirar nas praias e piscinas, também é hora de pensar como fazer para deixar seu cão mais confortável. Os pets só podem suar por uma parte muito pequena do corpo e por isso as altas temperaturas podem causar um grande desconforto. Para equilibrar a temperatura corporal do seu amigão e tornar os dias quentes menos incômodos para eles, existem vários truques simples e rápidos que qualquer tutor pode colocar em prática.

1 - Água em abundância e na temperatura certa é o segredo principal

Assim como acontece com os seres humanos, manter os cães hidratados em altas temperaturas é fundamental. Como eles costumam beber bastante água nesse período, fique de olho para repor sempre que acabar e nos dias mais quentes verifique a temperatura da água, colocando alguns cubos de gelo se necessário.

2 – Deixe os pets se refrescarem em uma piscina infantil

A primeira coisa que todo mundo faz quando está muito calor é correr para a praia, mas como nem todas permitem a entrada de cães na água, vale fazer o espaço de lazer dos seus pets em casa. Não é preciso uma grande estrutura e uma piscina infantil será mais do que suficiente para eles se refrescarem nos dias mais quentes.

3 - Petiscos gelados e cheios de água também ajudam

Se o seu pet é daqueles que faz de tudo por um petisco, use isso a seu favor! Algumas opções saudáveis, com alto teor de água e cheios de crocância como eles adoram, são rodelas de um pepino recém-tirado da geladeira.

4 - Um simples piso fresquinho pode resolver o problema

Já percebeu que o seu cão adora sentar de barriga para baixo no piso mais fresquinho da casa? Essa é uma forma que eles mesmos arrumaram para se refrescar. Deixe os espaços livres no chão para que ele possa aplicar seu próprio truque de resfriamento do corpo ou, se você não tiver um piso parecido, tente molhar alguma toalha com água fria e incentive-o a deitar em cima.

5 - Proteja os pés do seu amigão

A caminhada de sempre pode ficar um pouco desconfortável para o seu cão nos dias mais quentes, quando o asfalto ou a calçada estiverem em temperaturas muito altas. Para resolver o problema, existem botinhas específicas para que os pés do seu pet não sofram. Esse tipo de produto costuma ser encontrado em lojas especializadas com facilidade, mas antes de comprar certifique-se de que o solado é resistente.

6 - Além da água fresca, preocupe-se em fazer sombra

Quem deixa os cachorros do lado de fora da casa precisa se certificar que eles terão como se abrigar do sol quente. Como a casinha pode ficar um pouco abafada nessa época do ano, tente construir uma tenda ou, dependendo do tamanho do seu pet, até um guarda-chuva pode fazer o trabalho.

7 - Tosar o pelo do seu cão pode não ser a melhor saída

Resista aos impulsos de tosar seu cachorro por completo quando perceber que está muito calor. Diferente do que parece, os pelos agem como uma espécie de proteção - regulando a temperatura do corpo e evitando as queimaduras de sol. Peça orientação ao seu veterinário quanto à tosa e, ao invés de remover toda a pelagem, preocupe-se em mantê-la saudável e sem bolos através de escovações.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: MSN