Conheça 14 curiosidades sobre o ex-boxeador Muhammad Ali

Conheça 14 curiosidades sobre o ex-boxeador Muhammad Ali

Recentemente o lutador de boxe mais famoso dos últimos tempos

Recentemente o lutador de boxe mais famoso dos últimos tempos morreu. Muhammad Ali ficou conhecido pelos trabalhos que fez dentro e fora dos ringes. Separamos para você, 14 curiosidades sobre esse fenômeno do boxe mundial, confira:

1. Seu nome original era Cassius Marcellus Clay Jr., ou Cassius Clay. Adotou Muhammad Ali-Haj depois que se converteu ao islamismo.

2. Recusou-se a participar dos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, por medo de viajar de avião. Convencido a fazer a viagem, embarcou usando um pára-quedas.

3. Muhammad Ali foi um grande admirador do líder negro Malcolm X, assassinado em fevereiro de 1 965. Durante um certo tempo, defendeu causas como a separação racial entre brancos e negros.

4. Muhammad Ali nasceu na cidade norte-americana de Louisville, estado de Kentucky, em 1942.

5. Foi durante a pesagem antes da luta contra Sonny Liston que Ali proferiu uma das suas mais conhecidas frases: “Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha”.

6. Conquistou o título de campeão mundial pela primeira vez em 1964, numa luta contra o bi-campeão Sonny Liston.

7. Por ser recusar a servir o exército norte-americano na Guerra do Vietnã, foi suspenso do boxe por três anos e meio.

8. Chegava a ganhar quantias milionárias – pelo menos para aquela época – por cada luta. Em 1974, ganhou US$ 2,6 milhões para lutar contra Joe Frazier e US$ 5 milhões contra George Foreman.

9. Em sua luta contra o racismo, uniu-se a líderes negros como Martin Luther King, Malcolm X e Nelson Mandela.

10. Em 2001, foi interpretado por Will Smith no filme autobiográfico Ali.

11. Ao todo, Ali participou de 61 lutas, das quais venceu 57. Detalhe: 37 foram vencidas por nocaute.

12. Ali foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honra civil do país, pelo presidente dos Estados Unidos.

13. A DC Comics, uma das principais editoras do setor de quadrinhos dos Estados Unidos, lançou em 1978 uma história em que Super-homem enfrentava ninguém menos que o próprio Muhammad Ali.

14. Ali teve nove filhos, de quatro casamentos. O único a seguir a carreira do pai foi Laila Ali, que se tornou boxeadora. Laila venceu todas as 24 lutas que disputou durante a carreira, 21 delas por nocaute.

Fonte: Mais Curiosidades