Conheça a história de Mansa Musa, o homem mais rico do mundo

Conheça a história de Mansa Musa, o homem mais rico do mundo

E ao contrário do que muitos pensam, ele não era empresário

Você deve estar acostumado que na lista dos homens mais ricos do mundo, aparecem sempre grandes empresários. Mas saiba que o homem mais rico que já existiu na história ele não era empresário.

O maliense Mansa Musa, durante o século 14, acumulou uma fortuna equivalente a US$ 400 bilhões. O dinheiro vinha principalmente das grandes minas de Mali, que chegaram a ser responsáveis por metade do ouro que circulava na África, na Europa e na Ásia.

Musa foi nomeado como décimo imperador e liderou o Império Mali durante o seu auge econômico. Musa ascendeu ao trono do Mali após ser nomeado vice pelo imperador anterior, que viajou em uma expedição com o objetivo de explorar o oceano Atlântico e nunca mais retornou.

Um dos casos mais marcantes do reinado de Mansa Musa, e que ilustra bem todo o poder e a riqueza do imperador, é o de sua peregrinação para Meca. Como todo muçulmano devoto, Musa deveria visitar a cidade sagrada do islamismo pelo menos uma vez durante sua vida. Quando resolveu fazer isso, ele levou uma procissão de 60 mil pessoas como companhia.

Ainda existe muita discussão sobre a morte de Mansa Musa. Tudo o que se sabe com certeza é que seu reinado terminou em 1332, embora os registros não deixem claro se ele morreu ou apenas renunciou. Nas décadas após a sua saída, guerras internas acabaram levando o Império Mali à decadência e deixando esses tempos de glória no passado.

Fonte: Mega Curioso