Conheça a verdadeira história da Torre de Babel

Conheça a verdadeira história da Torre de Babel

A famosa Torre de Babel é uma história existente na bíblia

A famosa Torre de Babel é uma história existente na bíblia que fascina a todos. De acordo com o livro de Gênesis 11,1-9, do Antigo Testamento, o local teria sido construído na Babilônia pelos descendentes de Noé com a intenção de eternizar os seus nomes. O propósito era fazer uma torre que chegasse ao céu. Esse pensamento provocou a ira de Deus, e que para castigá-los confundiu-lhes as línguas e os espalhou por toda a Terra.

Muitos não sabem que essa história é provavelmente inspirada na torre do templo de Marduk, cujo a tradução em hebraico significa Babel ou Bavel, que quer dizer porta de Deus. Essa história é usada por povos antigos para explicar a diversidade de línguas espalhadas pelo mundo. Porém, foram encontradas ao Sul da Mesopotâmia, ruinas de torres que se assemelham a torre de Babel descrita na Bíblia.

Pieter Brueghel, o Velho, fez uma pintura a óleo da torre com essas características nas terras baixadas e férteis da Mesopotâmia de Flandres. Sem dúvida, os estudos que muitos artistas realizaram sobre o Coliseu de Roma proporcionaram o modelo para este edifício de arcos superpostos.

Arqueólogos também relacionam a torre da bíblia com a queda do famoso templo-torre de Etemenanki, na Babilônia, depois reconstruído pelo rei Nabopolasar e seu filho Nabucodonosor II. Outros comentam que a torre foi um zigurate, uma construção piramidal escalonada.

Fonte: História do Mundo