Conheça método simples para cortar calorias do arroz em até 60%

Por isso, um estudo apresentado no encontro nacional da American Chemical Society deste ano é especialmente interessante para nós

No prato do brasileiro não pode faltar feijão com arroz. Mas uma xícara do grão chega facilmente às 200 calorias.


Por isso, um estudo apresentado no encontro nacional da American Chemical Society deste ano é especialmente interessante para nós.

Cientistas do College of Chemical Sciences do Sri Lanka desenvolveram um método simples capaz de cortar as calorias do nosso amado arroz em até 60%. Uma xícara de arroz tem cerca de 200 calorias.

Veja só:

    1. Acrescente uma colher de óleo de coco à água fervente, suficiente para cobrir os grãos
    2. Adicione meia xícara de arroz cru
    3. Deixe cozinhar durante 40 minutos
    4. Após o cozimento, leve o arroz à geladeira durante 12 horas
    5. Você pode reaquecer o arroz no microondas após o refrigeramento

Qual o segredo?

Mas qual é o segredo? Em resumo, o arroz tem dois tipos de amido: o digestível e o resistente. O primeiro é o que nos engorda. O segundo, passa direto pelo nosso sistema digestório porque não é quebrado em açúcar.

O segredo do método é que ele transforma grande parte do amido digestível do arroz em amido resistente.

"O óleo interage com o amido do arroz e muda sua arquitetura", disse o pesquisador Sudhair James ao Washington Post. "E esfriar o arroz ajuda na conversão dos amidos".

A diminuição das calorias não é a única vantagem da técnica: o amido resistente é um banquete para bactérias "do bem", que ajudam nosso processo digestivo.

Os pesquisadores testaram 38 tipos de arroz e simularam a digestão humana em testes laboratoriais para chegar à melhor técnica. Agora, a equipe continuará testando novos métodos, com diferentes gorduras e variedades de arroz.

Como explica o Washington Post, este método não funciona para todo tipo de comida. Batatas, infelizmente, adquirem mais amido digestível quando são cozidas.

 

Fonte: Brasil Post