Conheça o primeiro prédio produzido por uma impressora 3D

Conheça o primeiro prédio produzido por uma impressora 3D

Foram usados materiais como concreto, fibra de plástico e outros

O primeiro escritório confeccionado por uma impressora 3D vai ser inaugurado em Dubai. O prédio tem 820 metros quadrados foi construído em apenas 17 dias por uma enorme impressora 3D de 7 metros de altura e 36 metros de comprimento. Foram usados materiais como concreto, fibra de plástico, gesso e vidro reforçado.

Com isso, podemos perceber que as impressoras 3D estão se tornando cada vez mais úteis para a produção de materiais. Modelos de impressoras podem fazer coisas simples e pequenas, conseguindo réplicas perfeitas e até produzindo comida.

O prédio teve custo, incluindo o material usado, de metade do custo do método tradicional de construção. Por exemplo, esse prédio em Dubai custou US$ 140 mil (cerca de R$ 500 mil). Até 2030 cerca de 25% dos escritórios de Dubai devem ser confeccionados por impressoras 3D.

A construção do prédio foi feita por apenas uma pessoa, responsável por operar a impressora. Outros 18 profissionais ficaram encarregados das instalações hidráulicas e elétricas.

Impressora 3D

A impressora 3D é um dispositivo que imprime ou cria objetos, que são construídos camada por camada. Imagine um vaso que tenha sido cortado em milhares de camadas horizontais. A impressora 3D irá construir o vaso usando estas camadas, e posicionando-as umas sobre as outras, uma de cada vez. O processo de impressão 3D é também conhecido por "fabricação aditiva" ou "manufatura aditiva".

Fonte: Climatografia Geográfica