Conheça Sperrgebiet: o parque proibido para visitação

Conheça Sperrgebiet: o parque proibido para visitação

O local foi construído pela Alemanha no início do século XX

Uma área chamada de Sperrgebiet, que é em alemão significa “área proibida”, fica no sudoeste da Namíbia. Por mais de um século, é proibido visitar a região que fica ao longo costa da Namíbia por uma distância de 320 km a partir da fronteira Sul-Africana em Oranjemund a cerca de 72 km ao norte de Lüderitz.

O local foi construído pela Alemanha no início do século XX para a exploração de diamantes na área. Depois da Primeira Guerra Mundial, os alemães perderam o controle da região para a África.

Sperrgebiet foi convertido em um parque nacional em 2008. A região abrange cerca de 26.000 quilômetros quadrados do Deserto de Namib. Apenas uma pequena parte é destinada a visitação, desde que os visitantes tenham autorização especial do Ministério do Ambiente e Turismo (MET), e são acompanhados por um guia de turismo certificados nacionalmente.

A visitação se torna proibida porque Sperrgebiet é um deserto primitivo, ecologicamente frágil, e em parte porque ainda há uma grande quantidade de diamantes na área.

A região é uma das mais ricas minas de diamantes do mundo. As gemas foram trazidas para a superfície da terra por vulcões que eclodiram quase 3 bilhões de anos atrás. Durante as erupções, os diamantes foram levados centenas de milhas abaixo da Vaal e os rios Orange, e se espalharam até a costa por marés poderosas. De Beers ainda está coletando os diamantes da costa e do mar: mais de um milhão de quilate a cada ano.

Fonte: Mistérios do Mundo