Conheça um acelerador de partícula

Conheça um acelerador de partícula

Muita gente não faz ideia do que seja um acelerador de partícula

Muita gente não faz ideia do que seja um acelerador de partícula. Quando se fala nessa palavra, a pessoa não consegue imaginar o que seria isso.

Para quem não sabe os aceleradores de partículas são usados para aumentar a velocidade de partículas carregadas, tais como as partículas alfa e os prótons, para que elas possam bombardear núcleos atômicos estáveis, vencendo a repulsão que há entre eles.

A função do acelerador de partícula é sintetizar vários elementos conhecidos em laboratório.

Na terra o maior acelerador é o em o LHC, Large Hadron Collider(Grande Colisor Elétron-Pósitron). Esse acelerador pode atingir temperaturas de -271,9 ºC apenas utilizando 10 mil toneladas de nitrogênio líquido.

Esse aparelho fica localizado na cidade de Genebra, na Suíça e possui um tubo circular de 26,7km de circunferência e 7m de diâmetro, situado a cerca de 100m abaixo do solo.

O projeto foi idealizado pela Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN). Foram necessários 20 anos para ele ser construído e foram gastos cerca de 10 bilhões de dólares.

É possível fazer visistas pessoais ao acelerador. Os funcionários que trabalham no LHC organizam tours incríveis pelas instalações do acelerador totalmente de graça, basta você agendar o horário e estar perto da fronteira entre a França e a Suíça.

Fonte: Fatos Desconhecidos