Cristãos podem comer carne de porco?

Cristãos podem comer carne de porco?

Deus separou os animais em puros e impuros para a alimentação

Alguns religiosos não comem carne de porco, por considerarem impura. Isso acontece porque em Levítico 11. 7 está escrito: “Também o porco, porque tem unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo;”

Esse versículo retrata bem as restrições alimentares dadas por Deus ao povo de Israel. Nessa restrição, Deus separou os animais em puros e impuros para a alimentação do povo. As restrições do Antigo Testamento eram destituir Israel e os gentios (os outros povos).

Os animais puros representavam o povo de Israel, enquanto os impuros representavam os gentios. Essa distinção era vista em diversas leis para diversas áreas da vida, inclusive a alimentação.

A mudança aconteceu muitos anos mais tardes, quando a nova aliança mediada por Jesus Cristo passou a incluir os gentios (não-judeus), esses conceitos alimentares foram suspensos, pois, sendo os gentios participantes dessa aliança, já não há a necessidade dessa distinção.

Jesus demonstrou a suspensão das restrições alimentares nessa ocasião: “…porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros todos os alimentos.” (Mc 7. 19). Por isso não há problema algum em o cristão comer carne de porco.

Fonte: Você Sabia