Cruzar as pernas ao sentar causa problemas sérios a saúde

Cruzar as pernas ao sentar causa problemas sérios a saúde

Cruzar as pernas não faz com que as varizes apareçam

Se você tem o hábito de cruzar as pernas, saiba que isso não é nada bom para sua saúde. Alguns especialistas pedem que as pessoas parem de cruzar as pernas ao sentar.

Uma série de problemas relacionados à coluna, aos ossos das pernas e, claro, à sua circulação, podem aparecer se você continuar cruzando as pernas ao sentar.

A paralisia peroneal, por exemplo, é um desses problemas. Localizado na batata da perna, o nervo peroneal ou fibular pode paralisar se você mantiver a mesma postura por muito tempo, especialmente no caso de se sentar com as pernas cruzadas. Quando paralisada essa região, os movimentos das pernas ficam comprometidos, assim como a sensibilidade no lugar.

A pressão sanguínea também pode aumentar. Isso acontece porque a posição impede que o sangue flua corretamente a partir dos joelhos, já que eles ficam posicionados um sobre o outro. Logo, você impede que o sangue percorra com naturalidade todo o caminho que lhe é devido é envia sangue das pernas até o tórax. Como resultado disso ocorre uma espécie de esforço, o coração acaba bombeando mais sangue e, assim, a pressão pode aumentar.

A alteração do eixo da articulação do quadril, pode aparecer quando você tem o hábito de se sentar assim diariamente e por muito tempo, ao longo dos anos. Isso faz com que sua coxa saia da posição original, mesmo que levemente. Com isso, é possível ainda que a ponta do fêmur não se encaixe mais como antes na cavidade do osso ilíaco.

Segundo os médicos, cruzar as pernas não faz com que as varizes apareçam, mas quem tem predisposição genética a esse tipo de problema deve se resguardar desse tipo de sentado. Isso porque, se você já tem problemas de circulação, as pernas cruzadas vão dificultar ainda mais que o sangue circule por suas veias e vasos, levando a inchaços e, no mínimo, aos indesejados vasinhos nas pernas.

Fonte: Segredos do Mundo