Descoberta pode ajudar no tratamento de diabetes

Descoberta pode ajudar no tratamento de diabetes

O cérebro humano é o órgão que consome a maior quantidade de açúcar

Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, descobriram que as células do cérebro controlam mais o metabolismo e a fome do que se pensava. Eles também descobriram que os neurônios não são apenas os envolvidos no processo.

De acordo com os cientistas, o cérebro humano é o órgão que consome a maior quantidade de açúcar e os resultados de estudos recentes mostram que para controlar esse consumo não se deve somente influenciar os neurônios, mas também em outros tipos de células, os quais também controlam a absorção.

Segundo Matthias Tschöp, diretor do Departamento de Doenças Metabólicas da Universidade, isso seria uma forma de mostrar porque era tão difícil encontrar um tratamento eficaz para diabetes e obesidade.

O estudo fez os pesquisadores descobrirem receptores de insulina na superfície de astrócitos, células gliais do sistema nervoso, que desempenham a função de apoio dos neurônios, o que vai ajudar a influenciar o controle exercido sobre o metabolismo que exerce o cérebro.

Fonte: Climatologia Geográfica