Descubra por que bocejamos ao vermos outra pessoa bocejar

Descubra por que bocejamos ao vermos outra pessoa bocejar

Estudiosos não sabem ao certo o porquê, mas estas duas teorias são as mais plausíveis.

Ainda não se sabe se o bocejo é contagioso de fato – só de ler a palavra “bocejo” já dá vontade de bocejar -. Estudiosos não sabem ao certo o porquê, mas alguns especialistas arriscam em dizer que o bocejo seria uma forma primitiva de comunicação entre os indivíduos da mesma espécie, para sinalizar mudanças no ambiente , por esse motivo, o ato de bocejar para outra pessoa de volta seria a maneira de acusar o recebimento da mensagem, e ao mesmo tempo a levando adiante.

Isso tudo faz parte da “Teoria Evolucionária”, segundo essa tese, bocejar seria um comportamento muito importante, usado para alertar o grupo e sincronizar a ação, passando mensagens como: “aí vem chuva”, “atenção, predador” e por aí vai.

Com o passar do tempo os perigos diminuíram e a comunicação melhorou, mas essa herança primitiva permaneceu até hoje, porém, sem nenhum significado especial – bom, pelo menos não bocejamos para nos comunicarmos -.

Mas, nós humanos não somos os únicos a bocejar, cães, gatos e leões são exemplos de outros animais que também bocejam.

Outra teoria é que o bocejo tem a função de mostrar mudanças nas condições internas do corpo, ou seja, é usado pelo organismo como um sistema de alerta, quando a pessoa está entediada, cansada, sonolenta – essa é a teoria que nós achamos mais plausível. É que quando estamos em alguma dessas situações, respiramos mais lentamente, com isso aumenta o nível de gás carbônico no sangue, logo é enviada uma mensagem para o cérebro, pedindo mais oxigênio.

O bocejo então, seria a resposta do corpo pedindo uma respiração mais profunda para despertar o corpo. – apesar dessa teoria fazer mais sentindo, ela não explica o porquê das pessoas bocejarem ao verem outra bocejar.

Clique e Curta Portal Meio Norte no Facebook

 

 

Fonte: Mundo Pocket