Doença pode acabar com bananas em cinco anos

Doença pode acabar com bananas em cinco anos

Mas não se desespere! Há uma saída para acabar com a doença.

Uma descoberta deixou cientistas da Universidade da Califórnia preocupados. Segundo eles, os genomas de três doenças fúngicas evoluíram ao ponto de acabarem com as plantações de banana em dentro de 5 a 10 anos.

Mas não se desespere. Por terem conseguido achar a sequência genética dos fungos, é possível encontrar uma cura para a doença.

Segundo os autores da pesquisa, a indústria mundial de bananas poderia ser dizimada em apenas cinco ou 10 anos por doenças fúngicas de rápido avanço. A fala voei depois da descoberta que um outro tipo de fungo, não estudado, havia violado os esforços de quarentena e se espalhou por todo o sul da Ásia, África, Oriente Médio e Austrália

Mas na pesquisa, foi estudado uma doença chamada Sigatoka, que é causada por três tipos de fungos, e já reduz os rendimentos de banana em 40% a cada ano. Eles descobriram que essa doença poderia se tornar algo mais perigoso no futuro.

A solução encontrada para resolver o problema seria desenvolver uma nova cultiva de banana. Os cientistas podem ser capazes de usar os novos resultados de sequenciamento genético para modificar as bananas para serem resistentes as doenças.

Fonte: Climatologia Geografica