Empresa cria óculos que faz daltônicos enxergarem todas as cores pela primeira vez

A empresa americana Valspar, uma das gigantes do setor de tintas, confeccionou o objeto em parceria com a EnChroma.

O pôr do sol no Arpoador, na Zona Sul do Rio, é aplaudido todos os dias por cariocas e turistas que vão à pedra admirar o entardecer. Entretanto, um daltônico em visita ao local poderia não ter a mesma experiência pelo fato de não conseguir enxergar todas as cores. Pensando nas pessoas que são privadas diariamente de sensações como essa, por conta da deficiência na visão, uma empresa de tintas criou um óculos capaz de fazer com que daltônicos vejam todas as cores.

A empresa americana Valspar, uma das gigantes do setor de tintas, confeccionou o objeto em parceria com a EnChroma. O óculos desempenha a função de separar as cores e derivações do vermelho e do verde, que geralmente são percebidas como iguais pelos daltônicos, corrigindo a visão deficiente. Com o mecanismo, os portadores da doença conseguem enxergar um espectro maior de cores.

Como parte da ação, a Valspar filmou um mini documentário para captar as reações das pessoas que enxergaram pela primeira vez, por exemplo, o pôr do sol com todas suas tonalidades. No vídeo, os participantes também interagem com instalações repletas de matizes.

“Quando ele desenha, eu vejo ele indo e voltando da caixa de giz de cera, umas 150 vezes, às vezes. E agora eu meio que sei o por quê. Tem muito mais cores aqui”, disse um dos personagens do documentário ao ver desenhos feitos pelo filho.

Fonte: O Globo