Entenda o que é Brontofobia

Brontofobia é medo paralisante de raios e trovões

A sociedade atual é repleta de fobias, doenças de aspecto psicológico desenvolvidas ao longo da vida por causa de traumas e situações desagradáveis. Uma fobia é caracterizada pelo medo irracional de algo, ou seja, totalmente sem explicação lógica.

Uma dessas fobias é a chamada brontofobia. Você já ouviu falar sobre ela? Basicamente, a brontofobia é o medo paralisante de raios e trovões. As pessoas que sofrem da doença se apavoram sempre que percebem a possibilidade de uma chuva forte, e já começam a sofrer antecipadamente, apenas ao pensar nos raios e trovões que podem acontecer durante a tempestade.

A brontofobia é muito prejudicial para a vida profissional e social das pessoas, pois acaba levando-as a faltar a compromissos importantes e até ao trabalho sempre que ameaça cair uma chuva mais forte. Para essas pessoas, a condição climática é sempre um pesadelo, e a chuva, os raios e os trovões são quase o fim do mundo.

Esse medo de trovões, raios ou tempestades é totalmente irracional, e pode estar relacionado a traumas vivenciados na infância, fase da vida em que as crianças naturalmente têm medo de trovões. Em alguns casos, os eventos traumáticos são tão marcantes que as pessoas levam anos para se curar da brontofobia.

Uma das situações vividas na infância que pode levar ao desenvolvimento da doença é o fato de a criança ter tomado um choque elétrico durante uma chuva forte, por exemplo. Nessa condição, a pessoa leva essa experiência traumática para a fase adulta.

Os principais sintomas da brontofobia são: nervosismo excessivo durante chuvas fortes, preocupação constante com o clima, pânico, ansiedade, desmaios, sudorese e aumento da frequência cardíaca. A doença precisa ser tratada de maneira multidisciplinar, com total apoio de um psicólogo.


Image title

Fonte: sitedecuriosidades