Estalar os dedos faz mal à saúde?

Estalar os dedos faz mal à saúde?

Os estalos que escutamos são a liberação de gases

Será que estalar os dedos pode trazer algum mal para a saúde? Cientistas da UC Davis Medicais Centers, Estados Unidos, conseguiram encontrar a resposta.

Primeiro precisamos entender que as juntas são os locais onde dois ossos se encontram, embalados por uma espécie de cápsula articular, que é preenchida com um líquido, chamado fluído sinovial. Quando praticamos o ator de estalar os dedos, esse espaço entre os ossos se expande.

O líquido que fica nas articulações, se torna insuficiente para preencher a lacuna, fazendo com que a pressão dos gases que estão dissolvidos no fluido sinovial, aumentem seu volume, consequentemente, aumentem a mobilidade das articulações.

Os estalos que escutamos são a liberação desses gases. Isso é o que faz com que as juntas aumentem entre 15% a 20% seu volume. Esses gases contêm aproximadamente 80% de dióxido de carbono. E você só conseguirá estalar novamente quando esses gases voltarem para seu devido lugar.

Após uma pesquisa com 40 voluntários ficou provado que a prática é uma ótima maneira de prevenir doenças articulares. Ficou provado também que pessoas que tem esse hábito, não possuem as juntas mais grossas, inchaços, nem sofrem de artrite.

Fonte: Fatos Desconhecidos