Estudo comprova teoria de Freud sobre os sonhos

Estudo comprova teoria de Freud sobre os sonhos

Pai da psicanalise afirma que sonhos são reflexo dos nossos desejos

Sigmund Freud revolucionou o campo dos estudos da mente humana. Um dos seus estudos mais famosos tem a ver com os sonhos. No livro "A Interpretação dos Sonhos", o pai da psicanalise afirma que os sonhos são reflexo dos nossos desejos diários: alguns deles muito inocentes, mas outros bastante inaceitáveis pela consciência humana, tais como agressão sexual ou incesto.

O Dr. Josie Malinkowski, em uma recente publicação, afirmou que uma das teorias de Freud estava correta. Nós sonhamos com coisas que tentamos ignorar quando estamos acordados. A comprovação veio em um estudo feito com alguns voluntários.

As pessoas foram convidadas a pensarem em alguém que eles conhecem e escrever um pequeno texto sobre qualquer assunto que veio à mente a cerca de cinco minutos antes de deitar. Eles foram divididos em três grupos: aos membros do primeiro grupo lhes pediram para não pensarem na pessoa durante os cinco minutos de escrita e ao segundo grupo lhes foi ordenado que pensassem especificamente na pessoa, enquanto as pessoas do terceiro grupo poderiam pensar sobre o que eles queriam.

Segundo as colusões da pesquisa, as pessoas que foram “obrigadas” a reprimirem as lembranças de alguém sonharam com mais frequência com essa pessoa do que aquelas que podiam pensar livremente.

Os estudiosos chamam esse comportamento de “efeito rebote dos sonhos”, e confirmam a ideia de Freud de que o ser humano sonha com aquelas coisas que tentam reprimir e explica por que muitas vezes enquanto dormimos, venham a mente situações que tentamos ignorar, porque causam problemas em nossas vidas.

Fonte: Climatologia Geográfica