Homens preferem mulheres rebeldes à submissas, aponta estudo

O estereótipo de que o homem gosta de mandar não é mais aceito.

O estereótipo de que o macho alfa vai fazer de tudo para se destacar e buscar uma fêmea que o obedeça parece estar, finalmente, com os dias contados. Artigo publicado na revista científica "Personality and Social Psychology Bulletin", com o título ""Men Prefer Weird Women." (Homens preferem mulheres estranhas), joga por terra essa preferência por tipos dóceis ou submissos. Segundo a pesquisa, tanto homens quanto mulheres preferem parceiros com uma certa dose de rebeldia.

Image title

Conduzida por Matthew Hornsey, um psicólogo social da Universidade de Queensland, na Austrália, o estudo analisou que ambos os sexos, ao avaliar parceiros em potencial em sites de namoro, tendem a selecionar pessoas cujas roupas, opiniões ou escolhas de vida fujam do comum. Além disso, nos Estados Undios, no Reino Unido e na Índia, pessoas menos conformistas tiveram mais sucesso no namoro a curto e longo prazo.

Hornsey é categórico ao afirmar que "o antigo estereótipo de gênero — de que homens vão em busca de mulheres submissas — está começando a morrer."  O pesquisador disse à  Scientific American que ficou intrigado com as "noites só das garotas", momentos que as mulheres sentem-se mais à vontade sem homens por perto — mais relaxadas, rudes, honestas e engraçadas.

"Por que é que vocês estão guardando a melhor parte para si mesmas? Homens adorariam isso", brincou Hornsey.

Fonte: R7