Fantasia de macaco escolhida por pais para o filho causa polêmica

Pai saiu de Aladdin, mãe de princesa e filho de macaco

A fantasia de uma família circulou nas redes e foi alvo de críticas neste Carnaval. O pai saiu de Aladdin, a mãe era a princesa Jasmine, e o filho era o macaco Abu. Possivelmente estaria tudo bem se não fosse por um detalhe: o menino é negro.

A ideia de fantasiar uma criança negra de macaco não agradou nada muito internautas, que chamaram os responsáveis pela criança de racistas. “Estou chocada! Os racistas estão cada dia pior!” foi um dos comentários feito na foto.

Diante da repercussão, o pai do menino se defendeu por meio de um post no Facebook. "sempre acreditei na diversidade, na igualdade entre as pessoas. Luto por isso e aplico isso na minha vida pessoal e profissional", disse Fernando Bustamante, que é ator.

Ele pediu desculpas aos que se sentiram ofendidos e completou dizendo que "muitos podem ver um macaco na fantasia de ontem. Eu vejo o melhor amigo do Aladdin, que vai conhecer o Mundo Ideal com ele e a Jasmine".


Amigos de facebook... jamais imaginava tamanha repercussão diante das fantasias escolhidas para o Carnaval ontem. Peço que compartilhem a mensagem a seguir em todas as páginas que publicaram uma mensagem tão descontextualizada da realidade. Realmente o meu filho Mateus vai me ensinar muito como nos blindarmos do preconceito na cabeça das pessoas. Sou artista, de teatro, e sempre acreditei na diversidade, na igualdade entre as pessoas. Luto por isso e aplico isso na minha vida pessoal e profissional. Sou casado e o Mateus é o meu primeiro filho (já estamos novamente na fila da adoção porque ele está ansioso por um irmãozinho do coração). Gostaria de pedir desculpas para aqueles que sentiram ofendidos com a nossa fantasia Jamais foi a nossa intenção. Peço que leiam a postagem do meu amigo Joubert Oliveira, que é testemunha da minha trajetória como artista e pai. Somos uma família muito feliz e me sinto cada vez mais humano compartilhando a vida com o pequeno Mateus. Hoje ele desfilou de Pequeno Príncipe e vou aproveitar uma frase desse personagem para expressar o meu sentimento ao ver essa postagem nesse fim de tarde : "Só se vê de verdade com o coração... o essencial é invisível aos olhos!" Muitos podem ver um macaco na fantasia de ontem. Eu vejo o melhor amigo do Aladdin, que vai conhecer o Mundo Ideal com ele e a Jasmine. Sem preconceitos e com muito, mas muito amor. Viva a diversidade! Em busca de um mundo ideal ‪#‎ummundoideal‬


Pais com filho fantasiado de macaco
Pais com filho fantasiado de macaco
Pais com filho fantasiado de macaco
Pais com filho fantasiado de macaco
Fonte: Huffpost Brasil