Fazer fofoca faz bem à saúde, aponta estudo americano

Os cientistas cobnstataram que os segredos ocupam sua mente.

Um novo estudo da Columbia Bussiness Scool, nos Estados Unidos, mostrou que fazer fofoca faz bem à saúde. O efeito é semelhante ao de carregar peso, o que pode minar as energias do organismo, descobriram os pesquisadores.

Image title

Os cientistas cobnstataram que os segredos ocupam sua mente e, quanto mais uma pessoa pensa neles, maiores são as chances de ela esgotar recursos pessoais, intelectuais e motivacionais.

"Ficar preocupado com um segredo no ambiente de trabalho pode ser desmotivador", afirma o professor Michael Slepian, co-autor do trabalho."O fardo do segredo pode fazer as coisas parecerem mais desafiadoras. Se você está menos motivado para enfrentar isso, o seu desempenho pode deixar a desejar".

No mesmo estudo, os pesquisadores realizaram experimentos para avaliar o efeito de segredos guardados sobre a capacidade de um indivíduo julgar a inclinação de uma colina. Aqueles que classificaram seus segredos como “preocupantes” disseram que a colina era mais inclinada do que realmente era.

"Esse é o mesmo tipo de resultado que vemos quando as pessoas estão carregando fardos físicos", explicou Slepian.

Segredos considerados “preocupantes” foram aqueles que causavam inquietações diárias e que poderiam estar relacionados a questões sérias, como dinheiro, orientação sexual ou problema de saúde.

A pesquisa ainda aponta que uma das melhores maneiras de ganhar de volta a produtividade é simplesmente tirar carga do peito — ou seja, compartilhar o segredo com alguém.

No entanto, revelar uma informação sigilosa à pessoa errada pode fazer mais mal do que bem, alerta Slepian. Para pessoas que não têm um confidente, uma opção é simplesmente falar o o segredo em voz alta ou anotá-lo. 

Fonte: Terra