Fenômeno da superlua acontece na madrugada desta sexta-feira (20)

Nesta sexta-feira haverá também um eclipse solar, mas ele não será visível no hemisfério sul. A próxima superlua cheia vai acontecer em 29 de agosto

Uma superlua vai acontecer na madrugada de quinta para sexta-feira. De acordo com especialistas, o fenômeno será visível de qualquer lugar com boas condições metereológicas, mas a observação será prejudicada pelo Sol, já que a data coincide com o início da Lua nova.


O movimento da Lua em torno da Terra é o que gera a ocorrência da superlua. Como a órbita do satélite é levemente elíptica, a Lua fica mais próxima da Terra em alguns momentos e mais distante em outras ocasiões.

A superlua acontece quando a lua alcança o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. As informações são de Roberto Costa, cientista do departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP).

"O resultado dessa coincidência é que o disco da Lua parece um pouco maior no céu", afirmou ele em entrevista a EXAME.com. O fenômeno acontece quando há Lua cheia ou Lua nova.

No caso da próxima sexta, a Lua estará entrando em sua fase nova às 6h38. Isso deve prejudicar o espetáculo. A superlua é mais interessante e mais fácil de ser observada quando ocorre na Lua cheia.

Nesta sexta-feira haverá também um eclipse solar, mas ele não será visível no hemisfério sul. A próxima superlua cheia vai acontecer em 29 de agosto.

Fonte: MSN