Festival de tomate reúne 22 mil pessoas com mais 140 toneladas do fruto

Festival de tomate reúne 22 mil pessoas com mais 140 toneladas do fruto

Na última quarta-feira (27), a cidade de Buñol, na Espanha, promoveu o festival La Tomatina pelo 69º ano. A tradição nasceu de forma inusitada, após uma briga entre moradores em uma banca de verduras. Para ironizar o conflito e relembrar o episódio, os jovens da cidade resolveram repetir a cena. Assim o fazem até hoje.

A batalha dura apenas uma hora, mas atrai turistas de todo o mundo. Neste ano, a festa recebeu australianos, britânicos, japoneses, americanos, holandeses... Segundo o El País, a festa virou um grande carnaval. Teve gente jogando tomates com fantasia de Power Ranger e de samurai.

No começo dos anos 50, a festa foi proibida, e os participantes chegaram a ser presos. Mas logo depois, a La Tomatina voltou a ser permitida. No final da década a celebração foi proibida novamente. Para protestar, os moradores de Bunõl fizeram um "enterro do tomate", com um tomate dentro de um caixão.

Quando foi novamente liberada, a festa se tornou oficial.

Foi a segunda edição consecutiva da Tomatina que teve seus ingressos vendidos aos turistas – 5.000 entradas gratuitas são reservadas para os cerca de 10 mil cidadãos de Buñol.

A medida foi implementada para limitar o número de participantes da batalha. Em 2012, 40 mil pessoas participaram do festival.

 







Fonte: Brasil Post