Frases proibidas para um adolescente

Confira as frases que todo adolescente despreza

Se você já é mãe, sabe que algumas palavras podem ser mais duras  que gestos. Basta lembrar daquelas frases que você, com certeza, deve ter dito aos seus pais quando ficava revoltada quando criança. Você deve lembrar que a adolescência é um período difícil em que sua personalidade é revelada e, agora no papel de mãe, você não deve entrar no jogo ou enfrentar as demonstrações de rebeldia com palavras para machucar. Por isso, evite dizer as seguintes sentenças a seu filho se ele já tem mais de 12 anos ou está prestes a entrar na adolescência.

Comentários proibidos para um adolescente

“Caso você não saiba, o dinheiro não dá em árvores"

As coisas custam, e seu filho precisa entender isso desde muito pequeno. É conveniente que você o ensine a gerir o seu dinheiro. Mostre que, assim como o dinheiro vem, vai fácil se não for destinado de forma inteligente.

"Quando eu tinha sua idade, já sabia"

Esse exemplo simplesmente não se encaixa neste momento. Este tipo de frase perdeu validade porque a educação através de valores e exemplos positivos que você demonstre agora não é a mesma e possível que a de 20 ou 30 anos atrás. O ideal é fazer seu filho entender que tudo que aprender irá lhe servir por toda a vida.

"Pare de chamar a atenção"

Ouça com atenção e observe o que seu filho quer dizer. Se você continuar a usar essas frases, você vai bloquear completamente a possibilidade que ele apresente as suas razões ou argumentos. Converse com tranquilidade e deixe-o saber que qualquer problema ou inconveniente que você tenha, você estará sempre ao seu lado para ajudá-lo.

“Está preocupado? Você não tem por que estar”

Quando você não leva a sério as razões que angustiam ou deixam seu filho adolescente triste, você faz ele se sentir inferior. Uma vez que as crianças atingem a idade de 12 anos, sua expectativa sobre a vida é diferente, porque eles querem agir como adultos, mas eles não têm essa experiência. Por isso, como mãe, você deve ter paciência para entender.

"Melhor que você não existisse”

Mamãe, socorro, por favor! Não diga palavras que logo, em seguida, você possa se arrepender. O verdadeiro amor você conheceu quando seu filho nasceu, então, você sabe que o seu amor por ele é real. É fácil maldizer a ter que suportar suas mudanças de humor, gritos e rebeldia, mas não questione neste momento. Quando tudo se tranquilizar, pergunte o que lhe descontenta.

"Se eu tivesse a sua idade"

Esse é um baita erro. Esteja ciente de que você não a tem mais e que o tempo não volta para trás. Deixe que ele viva a sua vida e se mantenha ao seu lado para guiá-lo pelo caminho certo, o corrigindo e apoiando quando necessário.

“O que será do seu futuro, se você continuar assim?”

Se você é sua mãe, quem é o seu melhor exemplo? Você. Se esforce para ser a sua melhor referência de uma boa pessoa, tenha uma boa relação com trabalho, pessoas e família. É vital que você ensine a importância de se preparar, sem incutir medo para evitar que se sintam em um mundo de risco.


Image title

Fonte: bolsademulher