Gata que ajudou a salvar ferrovia no Japão morre aos 16 anos

Tama também inspirou toda uma linha de produtos.

Famosa por ter sido a responsável por salvar uma ferrovia japonesa da falência, a gata chamada Tama morreu na segunda-feira aos 16 anos de idade. Tama havia atraído milhares de turistas para a estação Kishi, em Kinokawa City, após ser nomeada a "Super Station Master", uma espécie de chefe da estação ferroviária no local.

Image title


Desde 2007, a ferrovia elétrica Wakayama estava cheia de dívidas e não estava mais dando lucro - o local perdeu cerca de US$ 4,7 mil em apenas um ano, por conta dos trens praticamente vazios.

Na época, as autoridades resolveram inovar e apostaram "suas fichas" em um gato para atrair as pessoas de volta ao local. O pequeno município, desde então, tornou-se um destino turístico. Visitantes de todo o país passaram a viajar para a cidade para tirar fotos com Tama.

Além de ter aumentado o número de viagens, Tama também inspirou toda uma linha de produtos, desde camisetas, bichos de pelúcia e outras lembranças.

Em janeiro de 2010, as autoridades ferroviárias promoveram Tama para o cargo de "Diretor Operacional", fazendo dela o primeiro felino a se tornar um executivo de uma empresa ferroviária. Entre suas atribuições, seu dever principal era o de cumprimentar os clientes na estação. O animal se vestia com um chapéu e roupas de funcionários do local, e contava com uma caixa de areia dentro de uma cabine da bilheteria.

Fonte: Com informações do G1