Invenção pode salvar a vida de 1,5 milhão de pessoas

Invenção pode salvar a vida de 1,5 milhão de pessoas

O jovem de 22 anos chamado de William Broadway criou a solução

Uma espécie de geladeira criada por um estudante da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, pode salvar 1,5 milhão de vidas por ano.

O jovem de 22 anos chamado de William Broadway, criou um aparelho que pode ser levado dentro da mochila. A invenção pode levar vacinas que precisam ser mantidas entre 2º e 8ºC por até 30 dias. O Isobar também poderia ser usado para proteger órgãos doados, transplantes de sangue e células-tronco.

De acordo com o jovem inglês, a invenção não é especialmente complexa, mas graças ao enfoque prático poderia solucionar um problema que causa milhares de mortes por ano: o risco de que as vacinas não cheguem ao seu destino a tempo em países em desenvolvimento.

Para funcionar, o aparelho deve ser aquecido durante uma hora para ser carregado. O Isobar possui uma mistura de água e amoníaco, e o amoníaco evapora primeiro. O aparelho então retém o amoníaco, que permanece preso à parte superior do recipiente, e, quando dá voltas no dispositivo, se "reevapora" na água.

Dessa forma, quando as duas substâncias se misturam novamente, obtém-se o efeito refrigerador. O efeito também faz com que a temperatura fique estável, o que é uma característica fundamental da invenção.

Fonte: BBC Brasil