Jejum pode aumentar sua vida

Jejum pode aumentar sua vida

Jejum pode contribuir para o aumento da expectativa de vida

Um estudo feito sugere que fazer jejum pode contribuir para o aumento da expectativa de vida. Segundo o ganhador do Nobel de medicina, Yoshinori Ohsumi, o jejum faz suas células se comerem – processo chamado de autofagia – e isso faz você ficar mais renovado.

A autofagia é um importante mecanismo de autolimpeza que existe em todas as células de nosso corpo. A redução da autofagia leva ao acúmulo de componentes danificados, o que está associado à morte das células e ao desenvolvimento de doenças. Por essa lógica, manter o mecanismo ativo seria uma forma de prevenir problemas.

Essa autolimpeza no organismo é ativada quando a célula está em situações de stress, como ao fumar um cigarro ou ficar algum tempo sem se alimentar. Nestes casos, a célula passa a “comer” partes internas para sobreviver, degradando tudo o que tem de ruim. Quanto mais o mecanismo funciona maior a faxina.

Outra forma de ativar a autofagia é a restrição do consumo de alimentos. Mas, para funcionar, a redução de calorias deve variar entre 20% e 60% e priorizar grupos como carboidratos e proteínas, de acordo com as pesquisas realizadas até o momento.

Fonte: PavBlog