Jogar papel higiênico no vaso sanitário é mesmo errado?

Em países europeus, asiáticos e norte-americanos, a prática de jogar papel higiênico no vaso sanitário é bastante comum, onde, inclusive, a população considera o hábito contrário.

No Brasil a população tem a cultura de jogar papel higiênico nas lixeiras, com a alegação que o descarte no vaso sanitário poderia entupir o sistema de encanamento. Mas será que descartar os papéis pelo vaso realmente é errado?

Em países europeus, asiáticos e norte-americanos, a prática de jogar papel higiênico no vaso sanitário é bastante comum, onde, inclusive, a população considera o hábito contrário – de descartar em lixeiras – como anti-higiênico.

Em nosso país a questão foi iniciada pelo fato de que o sistema de saneamento não é algo disponível para toda a população. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Sanemanto (SNIS), aproximadamente 56% da população apenas conta com atendimento a redes coletoras de esgoto.

Assim a maior parte das companhias de saneamento não incentiva o descarte do papel higiênico no vaso sanitário. Em outros países, onde a prática é comum, quase 100% da população tem acesso ao sistema de saneamento.

Outro detalhe importante a se considerar é que possíveis entupimentos nas instalações intradomiciliares, principalmente em moradias com tubulações fora dos padrões ou muito antigas, é algo comum em nosso país.


Fonte: Gadoo