Jovem passa 12 anos se alimentando apenas com tomates

Jovem passa 12 anos se alimentando apenas com tomates

Molho de tomate, sopa de tomate, compota de tomate, pizza de tomate

Um jovem britânico chamado Liam Pierce passou 12 anos se alimentado apenas com tomates. Molho de tomate, sopa de tomate, compota de tomate, Feijão “entomatado”, pizza de tomate, ketchup e tomate ao natural foram as comidas da dieta do jovem.

Ele contou que haviam coisas que não eram tomates, mas sempre colocava bastante ketchup. E nada de outras frutas ou legumes, só tomate mesmo.

Mas se engana que o jovem tenha feito isso porque gostava. Ele descobriu recentemente que sofria de um transtorno psiquiátrico que quando pensava em comer outros alimentos, era a mesmo de uma pessoa com aracnofobia ao ver uma aranha.

Essa doença é conhecida como “síndrome de alimentação seletiva”, também conhecida como SED ou ARFID, na sigla em inglês. Os especialistas contam que trata-se de uma neofobia alimentar (aversão a alimentos novos) que afeta principalmente as crianças e pode se estender até a adolescência.

Essa doença pode levar a deficiência nutricional, o que pode prejudicar o desenvolvimento intelectual, o crescimento, as defesas e desempenho acadêmico.

Segundo uma pesquisa do Royal College of Psychiatrists, no Reino Unido, cerca de 12% das crianças de três anos de idade sofrem de forma persistente deste distúrbio e são extremamente exigentes com a comida, mas menos de 1% o desenvolve na idade adulta.

Especialista dizem que essa síndrome é pouco estudada que pode resultar em isolamento social, ansiedade e conflito.

Para o jovem britânico, a terapia com hipnose está surtindo efeitos positivos. Ele contou que já tentou comer mais de 50 novas comidas e está gostando.

Fonte: BBC Brasil