Jovem que perdeu as pernas e usa bola para andar é campeã no nado

Ela usava uma bola de basquete para andar e equilibrar.

Uma menina chamada Qian Hongyan perdeu as duas pernas em um acidente com um veículo quando tinha apenas quatro anos, em 2000. A jovem repercutiu na internet após ser fotografada usando uma bola de basquete para andar em 2005. Mas ela conseguiu dar a volta por cima se tornou campeã no nado.

O seu objetivo é disputar as paraolimpíadas em todo mundo, mas mesmo assim ela já conquista vários títulos. Em 2009 ela foi campeã nacional dos Jogos Paraolímpicos Nacionais de Natação da China. Durante sua vida, ela cresceu em uma família muito pobre e com poucos recursos. Assim, eles não tinham dinheiro para comprar próteses para a garota, e seu avô recorreu à adaptação de uma bola de basquete, que lhe servia como impulso para ‘andar’.

Image title

A bola serviu para lhe dar equilíbrio e oferecer um pouco de descanso quando suas mãos cansavam. Em 2005 o seu caso repercutiu na imprensa e a sua história ficou conhecida. Sensibilizados, as pessoas começaram a realizar doações para a jovem que conseguiu o seu primeiro par de pernas.

Quando completou 11 anos ela se juntou a uma equipe de natação local para pessoas com deficiência, o fato de não te pernas fez com que a garota sentisse dificuldades no começo. “Parecia que não havia jeito de eu flutuar na água. Eu sempre me afogava”, disse ela. Mas ela realmente colocou seu coração no esporte, e, alguns anos depois, ganhou medalhas de ouro em competições nacionais e quase representou a China nos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012.

Image title

Image title

Image title



Fonte: Com informações do Jornal Ciencia