Jovem russo vai ser o primeiro a fazer transplante de cabeça

Jovem russo vai ser o primeiro a fazer transplante de cabeça

O tratamento revolucionário vai ser o primeiro na história

Valeri Spiridónov é um analista de sistemas russo que vai passar por um transplante de cabeça. O tratamento revolucionário vai ser o primeiro na história.

Para o russo, esse tratamento é mais adequado do que ficar prostrado em uma cadeira de rodas, como o cientista Stephen Hawking. Ele afirmou que essa é sua decisão definitiva e não pretende mudá-la.

Quando tinha apenas um ano de idade, Spiridónov foi diagnosticado com a doença de Werdnig-Hoffman. A doença afeta os neurônios da medula espinhal, causa uma perda progressiva da massa muscular, trazendo uma imobilização gradativa no paciente.

De acordo com os responsáveis pela cirurgia, a chave do sucesso da operação está na realização de um corte minimamente traumático na medula espinhal, executado com um bisturi extrafino e em condições de hipotermia profunda, para proteger as estruturas neuronais. Por fim, o procedimento consistirá na junção da parte espinhal da cabeça separada com a parte dorsal do corpo receptor, utilizando substâncias químicas.

Fonte: Nerdices