Magma pode ser nova fonte de energia sustentável

Magma pode ser nova fonte de energia sustentável

Projeto envolve a perfuração de 5 quilômetros no canto sudoeste

Para obter uma nova fonte de energia sustentável, pesquisadores da Islândia, estão perfurando o magma derretido que flui através de vulcões.

O projeto envolve a perfuração de 5 quilômetros no canto sudoeste do país, que até o final do ano deve se tornar o buraco mais quente do mundo, atingindo temperaturas entre 400 e 1000 ºC.

Dessa forma, o vapor produzido poderia gerar até 50 MW de eletricidade – o que o torna 10 vezes mais eficiente que poços geotérmicos tradicionais. Cerca de 25% do país é alimentado por energia geotérmica.

O projeto surgiu em 2009, quando a Iceland Deep Drilling Project (IDDP) acidentalmente perfurou um reservatório de magma a cerca de 2 quilômetros abaixo da superfície, durante a tentativa de construir um poço geotérmico tradicional.

Como experiência, eles analisaram quanta energia poderiam gerar, e acabaram criando um poderoso poço geotérmico, produzindo cerca de 30 MW de energia.

O projeto foi de curta duração, visto que servia apenas como uma experiência, mas a equipe está esperando que esta nova tentativa seja mais sustentável.

Fonte: Climatologia Geográfica