Médicos removem 80 dentes da mandíbula de menino

Paciente foi diagnosticado com odontoma, tipo raro de tumor

A Índia mais uma vez é cenário de um episódio odontológico espantoso. Nessa sexta-feira, uma criança de sete anos de idade, teve 80 dentes removidos de sua mandíbula superior, após quase quatro horas de cirurgia no Hospital Maharaja Yeshwantrao (MY) na cidade de Indore, Madhya Pradesh.

Em julho, os médicos removeram 232 dentes da boca de um adolescente em uma única operação em Mumbai.

“O paciente tinha nos visitado há cinco dias com abscesso no maxilar superior. Após investigações médicas, foi diagnosticado um caso de odontoma. Planejamos a cirurgia e removemos 80 dentes após a eliminação de abscesso, que é raro em tenra idade”, disse o médico responsável Maheshwari ao “The Times of India”

Clique e curta a página do Portal Meio Norte no facebook.


Odontoma é um tipo raro de tumor que afeta a mandíbula ou as gengivas que há uma concentração de estruturas parecidas com dentes.


Outro médico que trabalhou no caso, Ankit Khasgiwala, explicou que tecidos que formam dentes nessa quantidade não são comumente encontrados em crianças nessa faixa etária.

"Se o paciente tivesse nos visitado quatro anos mais tarde, ele teria desenvolvido pelo menos 200 dentes. A cirurgia é difícil nesses casos pelo fato de que a mandíbula se torna fraca, aumentando as chances de fraturas", disse.

A mídia local chamou o menino de Vivek. Ele tinha, aparentemente, desenvolvido um tumor no lado esquerdo de sua boca e foi levado ao hospital MY após o tratamento em sua aldeia ter falhado em conseguir remediar sua situação.

 

Fonte: O Globo