Mitos e verdades sobre a alimentação dos diabéticos

Mitos e verdades sobre a alimentação dos diabéticos

Um dos mitos é que diabético não podem comer doces

Quem é diabético deve tomar muito cuidado com a alimentação. A doença, que é causada pelo excesso de açúcar no sangue, pode prejudicar muito a qualidade de vida de quem sofre com essa enfermidade.

Muitas dúvidas e mitos surgem sobre esse tema. Um deles é que diabético não pode consumir frutas. Apesar de as frutas serem compostas basicamente por carboidratos, elas são saudáveis e não precisam ser restringidas. Mas o ideal são frutas com mais fibras, como a maçã, pera e outros.

Os produtos diet devem ser consumidos com moderação. Eles não possuem nutrientes, normalmente o açúcar, que pode ser ruim a quem tem diabetes. Esse produto pode até conter mais calorias do que o alimento convencional.

Um dos mitos é que diabético não podem comer doces. Assim como as frutas, os doces devem ser consumidos com moderação. No entanto, eles pedem um cuidado ainda maior, pois normalmente são absorvidos mais rapidamente, justamente por nem sempre terem boa quantidade de fibras.

Por fim, os diabéticos devem consumir o álcool com moderação. Também é importante fazer o monitoramento de glicemia antes e depois de consumir bebidas alcoólicas. Bebidas destiladas são um pouco mais seguras, já os fermentados e a cerveja, ricos em carboidratos, podem trazer ainda mais problemas a quem tem diabetes.

Fonte: Minha Vida