Mulheres aumentam o desejo por doces durante a TPM

Alimentos alternativos podem aliviar tensões

Mau humor, fúria, angústia, cansaço, insônia, irritabilidade e depressão somados com enjoo, dor abdominal, inchaço abdominal, vômitos, dor de cabeça, dentre outros sintomas físicos e psíquicos, fazem parte da TPM ou síndrome pré-menstrual.

Estes sintomas, de uma maneira geral, duram entre 5 e 10 dias antes da menstruação. Para algumas mulheres, o grande desafio neste período é lidar com o imenso desejo de comer doces, especialmente o chocolate. Segundo especialistas, o próprio organismo pede nutrientes encontrados, principalmente, no cacau.

De acordo com a nutricionista Camilla Paiva, acredita-se que o consumo de açúcar aumenta a disponibilidade de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina que é um neurotransmissor importante no processo bioquímico do sono e do humor.

O triptofano está presente no chocolate, e uma ótima fonte deste aminoácido seria o chocolate amargo. “Os carboidratos que possuem alto índice glicêmico, como o chocolate, promovem maior síntese de serotonina e consequentemente uma melhora do humor”, explica a nutricionista.

Durante o período da TPM, os níveis de triptofano diminuem e isso leva a uma compulsão por doces e mal humor.

Por isso a procura por doces se torna maior neste período. Na TPM há uma maior liberação de cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que auxilia o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribui para um melhor funcionamento do sistema imune e mantém os níveis de açúcar do sangue constantes.

A professora Viviana Vieira Pimentel, de 26 anos, sofre mensalmente com a TPM. Para aliviar os sintomas ela come doces, mas depois sente culpa. Durante a TPM eu como doces um pouco mais que o normal porque sinto prazer.

Geralmente quase uma caixa inteira de bombom de chocolate sozinha”, comenta a professora ao colocar que seu doce preferido é o chocolate. “Também gosto muito de sorvete, açaí e chantilly”, acrescenta.

Segundo a nutricionista, os sintomas da TPM podem ser aliviados através de uma alimentação rica em magnésio e alimentos que contenham triptofano, um baixo consumo de gorduras, sal e açúcares.

Consumo pode ser antes ou após prática de exercícios

Para a mulher que está na TPM ou com ansiedade e tensão e sente muita vontade de comer doce, especialmente o chocolate, o consumo ideal é de 6 gramas por dia, o que equivale a um quadradinho.

Camilla Paiva afirma que, geralmente, a mulher tem pico de cortisol pela manhã e ao final da tarde, algo que provoca estresse. Se consumido durante este período, a ingestão de chocolate pode equilibrar o efeito deste hormônio e então a tensão alivia um pouco.

"Outro horário indicado para o consumo dos doces durante esse período seria antes ou após a prática de exercícios físicos, pois o açúcar é um ótimo nutriente para a recuperação dos músculos", completa.

O período matinal também é indicado pois é o horário em que o metabolismo está mais acelerado, o que contribui para uma queima mais rápida de gordura e açúcar, e consequentemente a uma perda de peso mais significativa.

Os nutrientes em maior quantidade encontrados nos doces também fazem parte da pirâmide alimentar e são tão importantes quanto os demais para uma dieta balanceada, pois são fontes de energia para o organismo.

Alguns exemplos são: em maior quantidade açúcares e gorduras e em quantidades mais moderadas proteínas, cálcio, magnésio, ferro, zinco e algumas vitaminas.

Alimentos alternativos podem aliviar tensões

A dica da nutricionista para evitar o abuso de açúcar durante a TPM e o risco de engordar, é buscar alternativas prazerosas. O ideal, segundo ela, é consumir o açúcar de forma moderada e praticar exercícios físicos ou buscar outras formas saudáveis e agradáveis para se aliviar as tensões.

"Desde que seja em quantidade adequada, pode se optar por comer um doce para aliviar a tensão, pois devemos buscar aquilo que nos satisfaça, porém de forma saudável.

Buscar alimentos naturais e saudáveis ricos em triptofano como por exemplo: abacaxi, banana, kiwi, ameixa, nozes, sardinha, aveia, etc., é uma ótima forma de se evitar doces durante a TPM, e uma forma saudável de regular os níveis de açúcar e colesterol sanguíneos, pois também são alimentos ricos em fibras", destaca Camilla Paiva.

O açúcar em excesso é um vilão para a saúde, pois está diretamente associado à doenças crônicas não transmissíveis como o Diabetes mellitus, a arteriosclerose e a obesidade.

O açúcar não contém os micronutrientes necessários para a sua metabolização, o que facilita o seu auto armazenamento. Além do mais, o consumo de açúcar pode se tornar um vício. Então o ideal é evitar o consumo de açúcar em excesso, principalmente durante uma dieta.

A professora Viviana Pimentel tem receio e sempre costuma fazer exames para saber os níveis de glicose no sangue.

"Eu temo muitas doenças como diabetes. Comer doces me dá muita sede e tenho consciência que em excesso faz muito mal. Com cuidado e consumo moderado, espero não ter problemas", coloca.

Fonte: Aline Damasceno