NASA detecta formas de código Morse em dunas do planeta Marte

NASA detecta formas de código Morse em dunas do planeta Marte

É a primeira vez que conseguem entender com clareza a mensagem

Pesquisadores da NASA afirmaram ter detectado estranhas formas em dunas do planeta Marte, semelhantes a pontos e traços que compõe o código Morse. Esta não é a primeira vez que a agência espacial se depara com o enigma, mas é a primeira vez que conseguem ver com clareza.

A NASA informou que os pontos e traços foram formados pelo vento marciano e que os sinais estão evidentes, porque estão inseridos em uma depressão circular natural. Dessa forma, a quantidade de areia acumulada no local facilita a ação do vento.

Esse tipo de mensagem é formada naturalmente e já apareceu outras vezes em Marte. Em uma nota oficial a NASA explica: “o que torna os padrões nesta duna tão proeminentes é o fato de que foram encontrados dentro de uma depressão circular natural, o que significa que há uma quantidade limitada de areia disponível para ser empurrada pelos ventos locais”.

Segundo a cientista planetária Veronica Bray, que traduziu a “mensagem” em um site, os pontos e traços significam: “Nee ned zb 6tnn deibedh siefi ebeee ssiei esee seee!!”. A mensagem não quer dizer nada, pelo menos pelo ponto de vista linguístico, mas pode falar muito sobre a geologia do local.

Os longos traços são formados por ventos bidirecionais, ou seja, ventos que estão viajando em ângulos retos de acordo com as dunas. Com o tempo, os ventos vindos de todas as direções transformam os materiais em longas e escuras linhas. Já os ‘pontos marcianos’, são conhecidos oficialmente como dunas barcanóides.

A imagem foi feita com a câmera de alta resolução que está a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que fotografa o planeta vermelho há dez anos.

Fonte: Ultra Curioso