NASA marca primeira missão até o Sol para 2018

Sonda deve demorar sete anos para chegar ao destino final

A NASA anunciou na última quarta-feira (31) que vai lançar uma missão para chegar ao Sol em 2018. A "principal estrela" de nosso Sistema Solar será a meta da Sonda Solar Parker, batizada com o nome de Eugene Parker, cientista que trouxe a teoria dos ventos solares e jatos supersônicos de radiação.

Em comunicado para a imprensa, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) dos EUA comentou que a ideia é chegar "o mais próximo do que nunca" de nosso Sol. A Sonda Solar Parker está sendo desenvolvida pelo Laboratório Johns Hopkins Applied Physics e deve ser lançada pelo foguete Delta IV Heavy em julho ou agosto de 2018.

Sol (Crédito: Reprodução)
Sol (Crédito: Reprodução)

De acordo com a NASA, a Sonda Solar Parker vai levar cerca de sete anos de aproximação ao Sol e orbitando ao redor da estrela. Ainda, para chegar ao destino, o equipamento fará sete sobrevoos em Vênus e, isso, eventualmente vai levá-lo para 3,7 milhões de milhas do Sol, o que é oito vez mais próximo da estrela do que a humanidade já alcançou.

Ao chegar próxima ao Sol, a Sonda Solar Parker vai analisar a atmosfera e buscar informações para os cientistas entenderem melhor como funcionam os ventos solares, que são partículas altamente carregadas na forma de plasma. Caso você não saiba, esses ventos viajam até o Planeta Terra e param em 'nosso' campo magnético.


Fonte: Com informações do Megacurioso
logomarca do portal meionorte..com